Um projecto empresarial é um documento escrito cuja intenção
é descrever uma proposta de negócios ou de um negócio já existente ou, ainda,
de um empreendimento de risco. Este documento é utilizado para inúmeros
propósitos. Pode, por exemplo, ser incluído em um planeamento empresarial para
ser apresentado a instituições financeiras com a finalidade de se conseguir
empréstimos. O projecto empresarial também pode ser utilizado internamente para
concessão de fundos a uma iniciativa particular. Qualquer que seja a necessidade,
a maioria dos projectos de negócios deve conter os mesmos elementos básicos.
O que você precisa?
1-Crie uma equipe de projectos que inclua um analista de
negócios, um analista público, assim como um analista publicitário, de conteúdo
e de tecnologia. Escolha, sempre que possível, empregados que já tenham
completo entendimento da organização. Estes empregados devem estar a par das
mudanças ou actualizações que o projecto empresarial esteja tentando abordar.
2 -Escolha um gerente para o projecto. Esta pessoa
necessitará ser um líder natural, que esteja apto a unir diversas perspectivas
e criar um caminho simples para a organização seguir.
3 -Analise a organização. O analista empresarial determina
quem deve estar envolvido na promulgação da proposta, aqueles que precisam de
permissão para ir adiante com os planos e aqueles que precisam de treinamento
para o plano para que este seja bem-sucedido. Toda esta informação é compilada
e documentada em um arquivo de texto para futuras referências.
4 -Conheça seu público-alvo. Determine o público apropriado
ao seu projecto. Por exemplo, se o objectivo é obter financiamento para
expandir os negócios, o público são os funcionários da instituição financeira
de crédito, que serão responsáveis por aprovarem o crédito. Estude o
público-alvo para compreender o que ele procura, assim como os exactos
elementos que devem estar inclusos no projecto no intuito de se conseguir a
aprovação. Determine o formato exacto que o projecto deve ser escrito, de forma
a estar dentro do que o público-alvo requer.
5 -Revise publicações relacionadas, incluindo a documentos
comerciais e outras brochuras que sejam relevantes. O analista publicitário
ficará a cargo de pesquisar o que as outras organizações estão fazendo, assim
como quais tipos de publicações a organização empresarial pode utilizar para
optimizar a comunicação considerando as mudanças planejadas para a
implementação.
6 -Examine a infra-estrutura tecnológica para determinar
quais mudanças podem ser feitas para acomodar quaisquer actualizações ou
mudanças desejadas. O analista de tecnologia estuda a tecnologia atual, assim
como a aquela desejada e documenta essas informações em uma planilha para
futuras análises que serão feitas pela equipe de projectos.
7 -Estude e análise a informação que o time compilou param
determinar o que deverá ser incluído no projecto empresarial. O analista de
conteúdo decide, com o apoio do resto da equipe de projectos, o conteúdo que
será incluso no documento final. Ele também decide como melhor servir o público-alvo
no intuito de atingir os objectivos almejados.
8 -Esboce o projecto de acordo com os padrões específicos dos
avaliadores. Na maioria dos casos, o projecto empresarial deve estar de
encontro com orientações específicas que dependerão do público a quem ele será
apresentado.
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