10 Pequenas, mas valiosas dicais, para seu trabalho
em equipa.
São conselhos
que deixei de seguir uma vez, e aprendi com meu erro da pior maneira possível:
Dica 1 – Tenha paciência
Muitas vezes é difícil conciliar opiniões diversas,
principalmente quando se está em grupo. Dessa forma é muito importante que você
tenha a devida paciências. Procure sempre mostrar os seus pontos de vista com
moderação e ouça o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo
com as suas opiniões.
Dica 2 – Aceite sempre as ideias das outras pessoas
Nem sempre é fácil aceitar novas ideias ou admitir em
público que não temos razão, mas é importante saber reconhecer que a ideia de
um colega pode ser muito melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais
importante do que o nosso orgulho é o objectivo comum que o grupo pretende
alcançar.
Dica 3 – Nunca critique seus colegas
Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de
vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipa. Avalie
as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de carácter.
Pode criticar (de forma construtiva) as ideias, nunca a pessoa.
Dica 4 – Saiba como dividir
Entenda que é muito importante dividir tarefas quando se
trabalha em equipa. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe
realizar uma determinada tarefa. Delegar, compartilhar responsabilidades e
informação é fundamental.
Dica 5 – Não deixe de trabalhar, colaborar
Não é por trabalhar em equipa que você precisa esquecer de
suas obrigações. Lembre-se que dividir as tarefas é uma coisa, deixar de
trabalhar é outra completamente diferente. Colabore.
Dica 6 – Mantenha uma postura participativa e solidária
Procure dar o seu melhor e ajudar os colegas, sempre que
seja necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar
pedir ajuda à alguém da equipe.
Dica 7 – Mantenha o diálogo, sempre
Quando se sentir desconfortável com alguma situação ou
função que tenha- lhe sido atribuída, é importante explicar o problema para que
seja possível achar uma solução que agrade a todos.
Dica 8 – Planejamento é essencial
Quando existem várias pessoas trabalhando em conjunto, a
tendência natural é que se dispersem. O planejamento e a organização são
primordiais para que o trabalho em equipa seja eficiente e eficaz. O importante
é fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu
alcançar no tempo previsto.
Dica 9 – Cuidado com o pensamento colectivo
Quando tudo já foi conversado e todas as decisões tomadas, é
muito comum que um grupo coeso e homogéneo se torne resistente à mudanças e
ignore outras opiniões. Quando isso ocorrer, o grupo deve ouvir opiniões
externas e aceitar a ideia de que pode errar.
Dica 10 – Aproveite e divirta-se
No final de tudo, trabalhar em equipa pode ser uma excelente
oportunidade de aprender com seus colegas e conviver mais próximo a eles. Todos
ganham com a experiência.
Boa sorte!
Félix Ramos
Sem comentários:
Enviar um comentário